Daniela Marcondes

Daniela Marcondes

Biografia

Consultora em Planejamento de Turismo em Áreas Protegidas e Comunidades Tradicionais com 12 anos de experiência. 

Está cursando o Doutorado em Mudança Social e Participação Política pela EACH (2019). É mestre em Desenvolvimento do Turismo pela EACH-USP (2018) e Bacharel em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). 

Na Inglaterra, cursou o módulo Anthropology, Development and Tourism (2006), no curso de Antropologia Social da Universidade de Londres e a especialização com ênfase na cultura e identidade brasileira PG Certificate in Brazilian and Portuguese Studies (2008), no Kings College London. 

Na Gestão Pública atuou como Diretora de Ecoturismo da Prefeitura Municipal de Ilhabela (2011-2015). Foi responsável por elaborar, desenvolver, coordenar e executar projetos socioambientais relacionados ao turismo de base comunitária, fortalecimento e articulação das comunidades tradicionais caiçaras, fomento ao ecoturismo, planejamento participativo, preservação do patrimônio cultural e natural, gestão de recursos naturais e uso público em áreas protegidas. 

Coordenou (2013-2017) a Câmara Técnica de Ecoturismo, grupo técnico do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Ilhabela e do Conselho Municipal de Turismo responsável pela autoria de inúmeros projetos implementados no município de Ilhabela.

Atualmente, é consultora na Maembipe Ecoturismo Consultoria e técnica voluntária da Associação Castelhanos Vive atuando diretamente no desenvolvimento do TBC nos Castelhanos. Também atua como técnica no projeto de fortalecimento comunitário Comer e Morar: viver no território tradicional da Mata Atlântica e no Programa de Educação Ambiental da Costa Verde – PEA-CV.

Todas as palestras de Daniela Marcondes