30 de outubro a 02 de novembro de 2024 - Foz do Iguaçu - PR
Estado pleno em áreas verdes, onde a natureza caprichou muitíssimo, cursos d´água e cadeias de montanhas majestosas, Minas Gerais é o lugar perfeito para quem está à procura de experiências envolvendo o turismo de natureza e as atividades ao ar livre.
O estado abriga três diferentes biomas, milhares de cachoeiras, além de lagos, rios, grutas, cavernas e estâncias hidrominerais, que atraem de milhões de visitantes todos os anos.
No portfólio de atrativos naturais de Minas estão 19 parques estaduais, oito nacionais, quatro sítios reconhecidos como Patrimônio Cultural da Humanidade e a única cordilheira do Brasil, a Cordilheira do Espinhaço, uma potência que acaba de ganhar o status de destino turístico oficial. Diante dessa variedade, o visitante pode realizar inúmeras trilhas e passeios, percorrendo os trechos com bicicletas, veículos 4×4, motos, caminhadas e até mesmo barcos.
Quem esteve na última edição do ABETA SUMMIT em Grão Mongol, teve a oportunidade vivenciar algumas dessas experiências mineiras. Já para quem quer programar a próxima viagem podemos citar alguns atrativos imperdíveis e ainda pouco explorados como o Parque do Peruaçu, os Cânions do Jequitinhonha (no curso da Cordilheira do Espinhaço, que também merece visita urgente), as praias fluviais às margens do Rio São Francisco, e o Geoparque do Circuito das Águas, que será o primeiro geoparque líquido da Unesco. Isso para não ficarmos nos clássicos, que, claro, merecem visita também: Capitólio, Serras do Cipó, Ibitipoca e da Canastra.
Sem contar as opções de turismo de lazer, por meio de parques e balneários sob gestão da CODEMGE (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais), que administra a manutenção e a conservação da infraestrutura de empreendimentos em Araxá, Cambuquira, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Tiradentes. Garantindo uma visita para guardar na memória.
E para manter o compromisso de preservação do meio ambiente no estado, o Governo de Minas trabalha na construção do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, também conhecido como Plano Turismo Verde. O objetivo é estabelecer políticas públicas que sejam sustentáveis e gerem emprego e renda para os mineiros e para quem nos visita.
Vem pra Minas!