25 a 28 de Outubro de 2023 - Grão Mogol - MG

O Abeta Summit 2022 começa em

XIX Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura


 

Durante quatro dias o Vale Europeu Catarinense se transformou na capital nacional do ecoturismo e turismo de aventura. A região, localizada no Médio Vale do Itajaí, teve Timbó como anfitriã do Abeta Summit 2021 – o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Foram 4 dias de palestras, oficinas, visitas técnicas, encontros de negócios para profissionais, empresas e destinos turísticos – além de atividades ao ar livre.

O Abeta Summit tem o papel de agregar pessoas, conectar pensamentos e desenvolver relações profissionais e pessoais para quem participa. Muito mais do que um congresso tradicional, como estamos acostumados a ver por aí, o evento promoveu algo diferente: uma conexão real, uma energia quase palpável.

Na edição 2021, no Vale Europeu, mais uma vez esta premissa se traduziu em verdade. Em uma região repleta de atrativos naturais, profissionais do próprio destino e de diversas partes do país sentiram na pele o que é um Abeta Summit.

Neste ano, a cidade de São Paulo será o Destino Anfitrião do ABETA Summit 2022. Região de beleza naturais, com incríveis locais para conhecer e relaxar, repleta de cultura e atividades na natureza, é o lugar ideal para inspirar, respirar e ajudar a construir o novo turismo brasileiro. – de maneira natural e sustentável.


Sobre ABETA

Com mais de uma centena de empresas associadas, presentes em 19 Estados e no Distrito Federal, a ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura é uma associação civil que atua para transformar o potencial turístico do Brasil em vetor de desenvolvimento econômico e social, promovendo o associativismo, a capacitação profissional, e o uso inteligente e sustentável do ambiente natural e cultural do país para a prática do turismo seguro e responsável. Saiba mais em: www.abeta.tur.br

© José Cordeiro

© José Cordeiro

©Divulgação SPTuris

Conheça a programação completa do evento
Para mais informações entre em contato no telefone (11) 99175-5937 ou pelo e-mail info@abeta.tur.br

Confira a Revista Oficial do Abeta Summit 2022

Revista do Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura - Abeta Summit. Realizado de 30/11 a 03/12/2021 em São Paulo.

Turismo Verde em Minas Gerais

Estado pleno em áreas verdes, onde a natureza caprichou muitíssimo, cursos d´água e cadeias de montanhas majestosas, Minas Gerais é o lugar perfeito para quem está à procura de experiências envolvendo o turismo de natureza e as atividades ao ar livre.  

O estado abriga três diferentes biomas, milhares de cachoeiras, além de lagos, rios, grutas, cavernas e estâncias hidrominerais, que atraem de milhões de visitantes todos os anos.  

No portfólio de atrativos naturais de Minas estão 19 parques estaduais, oito nacionais, quatro sítios reconhecidos como Patrimônio Cultural da Humanidade e a única cordilheira do Brasil, a Cordilheira do Espinhaço, uma potência que acaba de ganhar o status de destino turístico oficial. Diante dessa variedade, o visitante pode realizar inúmeras trilhas e passeios, percorrendo os trechos com bicicletas, veículos 4×4, motos, caminhadas e até mesmo barcos.  

Quem esteve na última edição do ABETA SUMMIT em Grão Mongol, teve a oportunidade vivenciar algumas dessas experiências mineiras. Já para quem quer programar a próxima viagem podemos citar alguns atrativos imperdíveis e ainda pouco explorados como o Parque do Peruaçu, os Cânions do Jequitinhonha (no curso da Cordilheira do Espinhaço, que também merece visita urgente), as praias fluviais às margens do Rio São Francisco, e o Geoparque do Circuito das Águas, que será o primeiro geoparque líquido da Unesco. Isso para não ficarmos nos clássicos, que, claro, merecem visita também: Capitólio, Serras do Cipó, Ibitipoca e da Canastra. 

Sem contar as opções de turismo de lazer, por meio de parques e balneários sob gestão da CODEMGE (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais), que administra a manutenção e a conservação da infraestrutura de empreendimentos em Araxá, Cambuquira, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Tiradentes. Garantindo uma visita para guardar na memória. 

E para manter o compromisso de preservação do meio ambiente no estado, o Governo de Minas trabalha na construção do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, também conhecido como Plano Turismo Verde. O objetivo é estabelecer políticas públicas que sejam sustentáveis e gerem emprego e renda para os mineiros e para quem nos visita. 

 Vem pra Minas! 

O Turismo e a CODEMGE

Em 2023, contamos com um patrocinador especial na realização do ABETA SUMMIT 2023, a CODEMGE – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais. Mas qual a relação da CODEMGE e o turismo?

Para quem não sabe, a Codemge é detentora da concessão das fontes de águas minerais das marcas Araxá, Caxambu, Cambuquira e Lambari, por exemplo. E, em Tiradentes, é proprietária do Balneário Gabriel Passos, mais conhecido como Balneário de Águas Santas. Em Poços de Caldas, é a companhia que administra as Thermas Antônio Carlos e mantém parceria com o grupo Carlton Vilage Hotelaria e Eventos SPE LTDA, compartilhando a gestão do Palace Hotel Poços de Caldas.

Em Araxá, atua como proprietária de ativos turísticos importantes, como o Grande Hotel de Araxá, em parceria com a iniciativa privada. Também administra o Parque das Águas de Caxambu e o Parque das Águas de Cambuquira, em parceria com prefeitura do município.

Além do fomento e da preservação dos atrativos que compõem o Circuito das Águas, a CODEMGE também investiu R$ 6 milhões no Teatro Paschoal Carlos Magno, que fica em Juiz de Fora. Essa participação viabilizou a inauguração do equipamento cultural em 2018, após quase 40 anos desde o início das obras, que foram interrompidas por questões estruturais.

 Vem pra Minas! 

Prêmio Abeta Brasil Natural

Durante o Congresso, foi feita a entrega do Prêmio Abeta Brasil Natural, que contempla os destaques, entre os associados, nas categorias: Sustentabilidade, Inovação e Segurança. Além disso também foram concedidos os prêmios nas categorias Novato e na categoria Acessibilidade, que estreou esse ano.

Os vencedores deste ano foram:

Segurança: Bikers Rio Pardo Inovação: MSV Adventure Sustentabilidade: Estância Mimosa Novato: Aventura Eco Brasil Acessibilidade: Rede dos Sonhos (hour concours) e Asteca.

 

ABETA SUMMIT 2022 | XIX Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura
Oca- Pavilhão Lucas Nogueira Garces - Parque do Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3 - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04094-050
(11) 99175-5937info@abeta.tur.br

Destino Anfitrião

Estado anfitrião

Patrocínio

Apoio

Destinos Participantes

Mídias parceiras

Realização

Apoio institucional

Seja um expositor

Apoie este evento que será um marco para o ecoturismo 

e turismo de aventura Brasileiro!