25 a 28 de Novembro de 2026 - Campo Grande - MS

Rota Histórica: Nascer do sol no Mirante dos Caraguatás + Trilha dos Tropeiros (descida)
Atividade no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba
O Mirante dos Caraguatás proporciona uma experiência única, especialmente ao amanhecer, quando a vista panorâmica de 360 graus revela a imensidão de Caraguatatuba e das cidades vizinhas. Ideal para um piquenique tranquilo, o mirante oferece um cenário deslumbrante que se estende até onde a vista alcança. Além disso, a região é um local privilegiado para a observação de aves, com diversas espécies de altitude habitando as encostas da Serra do Mar, tornando a visita ainda mais encantadora para os entusiastas da avifauna.
Após aproveitar a beleza do nascer do sol, a aventura continua com a Trilha dos Tropeiros, uma travessia histórica que remonta ao século XVIII. Parte do percurso era amplamente utilizada pelos tropeiros, sendo uma das principais rotas de comércio entre o litoral e o planalto. Esta trilha, que começa na Base Graví (Pouso Alto – Natividade da Serra) e termina na sede do núcleo (Rio do Ouro – Caraguatatuba), é recomendada para pessoas com bom condicionamento físico e maiores de 10 anos. Ao longo do caminho, você será envolvido por uma vegetação exuberante e uma paisagem espetacular, com destaque para o Mirante da Tropa. Esse ponto de observação oferece uma vista panorâmica do mar, três unidades de conservação do litoral norte e uma parte do município de Caraguatatuba, tornando a descida ainda mais inesquecível.
- Local encontro: Tenda Abeta Summit
- Distância: 8km
- Nível: Difícil
- Vagas totais: 20
Regras gerais:
- Obrigatório o uso de calçado fechado;
- Descarte seus resíduos somente nos locais indicados;
- Caso aviste algum animal, não o perturbe, manuseie nem alimente;
- Não jogue cascas de banana ou qualquer resto orgânico na mata. Apesar de ser biodegradável, pode causar problemas a algum animal que venha comer;
- Não colete nenhum material, como flores ou frutos. Estamos em uma Unidade de Proteção Integral;
- Não é permitido fumar na trilha.
O que usar/levar:
- Ideal usar roupas leves e confortáveis, com calçados próprios para caminhada;
- Leve repelente, água e lanche.
CADA CONGRESSISTA PODERÁ RESERVAR APENAS 1 (uma) VISITA TÉCNICA (caso seja feita a reserva de mais visitas apenas a 1ª será válida)
