25 a 28 de Outubro de 2023 - Grão Mogol - MG

Rodrigo Raineri

Rodrigo Raineri

Biography

BIOGRAFIA

Com mais de 30 anos de experiência em Turismo de Natureza e Aventura, Rodrigo Raineri trabalha desde 2018 com Destinos Inteligentes, em um projeto de tecnologia para o Turismo, na GovTec Destinos Inteligentes, Startup selecionada no progama de Aceleração da Embratur, o EmbraturLAB.

Fundou e dirigiu a Grade6 Expedições, operando e guiando pacotes de viagem no Brasil e no exterior. Foi professor de Pós-graduação em Ecoturismo no Senac em Águas de São Pedro e administrou sua pousada na Ilha Grande, RJ, por 7 anos.

Palestrante referência nos segmentos que atua, recentemente fez a palestra de encerramento do evento Inspira Ecoturismo 2023, realizado em Bonito, MS, pelo Sebrae-MS, com grande aprovação. Tem presença confirmada na palestra de Abertura do 20º Abeta Summit em Grão Mogol e no 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, em Niterói.

 É um dos alpinistas mais experientes e técnicos do Brasil. Engenheiro de Computação pela Unicamp, é também consultor e escritor. Escalador completo possui vasta experiência em rocha, gelo e alta montanha.

Idealizou e participou de diversos projetos, sendo 6 expedições ao Everest (duas pelo lado norte, China e quatro pelo lado sul, Nepal) e a descida e medição da maior cachoeira do Brasil na Amazônia, com 353m. Além de ministrar cursos de escalada e resgate, dos básicos aos mais avançados, liderou mais de uma centena de expedições no mundo todo. 

Escreveu o Manual de Boas Práticas em Escalada para o Ministério do Turismo, em uma ação do programa Aventura Segura, da Abeta, e também ministrou cursos de formação e capacitação dos GVBS (Grupos Voluntários de Busca e Salvamento), em outra ação do mesmo programa Aventura Segura, para o MTur através da Abeta. Nesta época certificou o Curso de Escalada em Rocha da Grade6 Expedições pelo SGS.

Foi o primeiro brasileiro a escalar 3 vezes com sucesso o Monte Everest. Em 2019 realizou sua 6ª expedição à montanha mais alta do planeta, com  8.848m de altitude.

Em 2016 tornou-se o primeiro brasileiro a guiar expedições aos 7 Cumes, projeto que abrange escalar as mais altas montanhas de cada continente (Alaska, América do Sul, África, Europa – Rússia inclusive, Ásia, Oceania e Antártida).

Formou com Vitor Negrete a única dupla brasileira a escalar a temida Face Sul do Aconcágua, uma das escaladas mais difíceis do mundo, sendo um marco no montanhismo brasileiro. Também com Vitor Negrete escalou o Aconcágua em pleno inverno, com temperaturas abaixo de 30 graus negativos.

É autor dos livros No Teto do Mundo (edição de 20.000 exemplares esgotada) e Imagens do Teto do Mundo (um incrível livro de fotos capa dura).

All sessions by Rodrigo Raineri

Palestra: Grandes Jornadas

26 out 2023
09:30 - 10:30
LOCAL: AUDITÓRIO ESPINHAÇO